O Dia Nacional do Laringectomizado, celebrado no dia 11 de agosto, chama atenção para ações relacionadas à detecção precoce do câncer de laringe, englobando suas causas, consequências e tratamento. Com a retirada cirúrgica da laringe e o desvio aéreo proveniente dos pulmões diretamente para o meio ambiente pelo traqueostoma, o indivíduo perde seu principal meio de comunicação: a voz.

As alterações anatomofisiológicas encontradas em indivíduos submetidos a cirurgias de laringe podem trazer como consequência dificuldades nas suas funções vitais, assim como na fonação, que fica comprometida pela falta da laringe, local que se encontravam as pregas vocais. Evidentemente, perder a voz e a modificação do processo alimentar acarretam importantes limitações para a integração do indivíduo na sociedade.

A reabilitação fonoaudiológica, na equipe interdisciplinar, que envolve profissionais de áreas como a Oncologia, a Psicologia, a Nutrição, a Enfermagem e diversas outras permite uma pseudo fonação alternativa e adaptativa, reintegrando-os ao convívio familiar, por meio de uma comunicação oral satisfatória o que contribui de forma bastante eficaz para a melhora da qualidade de vida dos pacientes com câncer.

WhatsApp