Fechar [X]

Notícias

Home » Notícias

Dia Mundial da Voz na UFAC

Em comemoração ao Dia Mundial da Voz (16 de abril), a Universidade Federal do Acre realizou no dia 15 de abril de 2016 o dia da voz na UFAC. O evento foi organizado pela Fonoaudióloga Jeanne Raquel Freire de Albuquerque que atua nessa Ifes, com apoio do Núcleo de Apoio á Inclusão – NAI, Pró-reitoria de Extensão – PROEX e Pró-reitoria de Assuntos Estudantis – PROAES. Segundo a organizadora, “o evento é o primeiro que ocorre para promoção e prevenção da voz nesta Universidade pois o serviço de Fonoaudiologia tem pouco tempo que foi estruturado, e a idealização desta campanha teve o olhar voltado para o quadro de docentes que atuam e muitos não buscam atendimentos e orientações para manter a saúde vocal”. A abertura oficial teve a presença do Pró-reitor da PROAES Profº. Antônio Júnior, a Coordenadora do NAI Profª. Joseane Martins, a Fonoaudióloga da Instituição Jeanne Freire, as Fonoaudiólogas convidadas Daisy Guerra e Iriah Muniz, esta representando o Conselho Regional de Fonoaudiologia – 5ª Região, e a apresentação do Hino Brasileiro sendo interpretado na Língua Brasileira de Sinais pelo Profº Israel Queiroz.

A programação do dia da voz na UFAC ocorreu durante todo o dia com apresentações de oficinas de voz por uma equipe de Fonoaudiólogas composta por Fgª Daisy Guerra, Gabriela Lima, Iriah Muniz e Sóron Steiner. Durante o evento foram distribuídos materiais explicativos, águas e maçãs.

O encerramento das atividades contou com a presença do coral da Assembléia Legislativa do Estado do Acre regida pelo Sr. Lidson e coordenada pela Sra Yvana Pacífico, das estudantes do curso de Artes Cênicas Dalcimara Santos, Marianne Salomão e Vanessa Napiame que cantaram músicas e declamaram poesias, e do servidor Tiago Silva, portador de necessidades especiais, e que cantou músicas agradando muito a plateia presente. De acordo com a Fgª Jeanne Freire, o evento foi muito produtivo, tivemos a presença de professores, estudantes e da comunidade externa, e para o próximo ano fortaleceremos mais a divulgação e ampliaremos as atividades.”

Homenagem ao CRFa - 5R e Posse do 6º colegiado na Câmara dos vereadores de Goiania

Na manhã da última sexta feira, dia 01 de abril de 2016, o  Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5a. Região foi homenageado por iniciativa do Vereador Denicio Trindade no Plenário da Camara dos vereadores de Goiania e conselheuros do 5o. e 6o. colegiados receberam o diploma de honra ao mérito da Camara dos Vereadores de Goiania. Em seguida, a Presidente do CREFONO5, Silvia Maria Ramos realizou seu discurso de agradecimentos pela homenagem e iniciou a cerimonia de Posse do 6o. colegiado.  Foram empossados os conselheiros Efetivos: Suellen Ferro de Brito - Goiás, Eliana Souza da Costa Marques - Goiás , Christiane  Camargo Tanigute – Goiás, Marcia Christina Resende - Goiás , Márcia Regina Salomão - Pará0, Neyla Arroyo Lara Mourão - Pará,  Danilo Alves Mantovani - Distrito Federal , Renata de Sousa Tschiedel - Distrito 

SISTEMA DE CONSELHOS PUBLICA NOVO CÓDIGO DE ÉTICA DA FONOAUDIOLOGIA

Publicado no Diário Oficial da União, de 07 de março de 2016, o novo Código de Ética que disciplina a atuação da Fonoaudiologia foi lançado na quinta-feira (10), em Brasília, durante o V Encontro Nacional de Fiscalização do Sistema de Conselhos. A última edição do documento datava de 2004.

A reformulação do Código de Ética cumpriu várias etapas, entre elas a realização de Fóruns de discussão em todo o Conselho Regionais de Fonoaudiologia. O coordenador do estudo de atualização do Código de Ética, conselheiro Domingos Sávio de Oliveira, destaca o trabalho árduo e coletivo de elaboração do documento. “O trabalho foi longo, democrático e fundamentado no princípio da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO”, afirma o conselheiro que também acumula a presidência da Comissão de Ética do CFFa.

Durante a cerimônia de lançamento a presidente do CFFa, Bianca Queiroga, agradeceu a todos aqueles que trabalharam na revisão, atualização e reedição do novo Código de Ética da Fonoaudiologia. “Foram anos de trabalho que se concretizam em um documento atual e condizente com as novas práticas de saúde, de relacionamentos e tecnologias”, pontua a presidente.

A conselheira Maria do Socorro Machado representou o CREFONO5 no GT e considerou muito importante essa revisão atualizando temas antes não contemplados no código de ética do fonoaudiólogo. 

Preâmbulo do Novo Código de Ética da Fonoaudiologia:

Esta é a 4ª Edição do Código de Ética da Fonoaudiologia, elaborada por um grupo de trabalho composto de membros do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia, norteada pela Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO (DUBDH), que comporta quinze princípios e resgata a necessidade de contemplar a sobrevivência do planeta como um todo. Essa declaração caracteriza-se, também, pela defesa aos vulneráveis e pelo respeito ao pluralismo, tão necessários a países como o Brasil, onde a diversidade cultural, social e econômica promove injustiças.

16 de abril, dia Mundial da Voz, parceria entre Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

O dia Mundial da voz é celebrado pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) desde 1999 e, a partir de 2003, teve impacto internacional com eventos em diversos países. Este ano, o Sistema de Conselhos, em parceria com o Departamento de Voz da SBFa promove a Campanha Nacional da Voz, tendo como padrinhos os apresentadores do programa Hoje em dia, da Record, que darão o recado à população sobre os cuidados com a voz na prevenção de distúrbios que podem impactar fortemente na vida das pessoas. As principais ações desenvolvidas no dia 16 de abril têm como finalidade promover a saúde vocal, com atividades de conscientização da população sobre os cuidados com a voz e, principalmente, para aqueles que a utilizam como instrumento de trabalho, como os professores, operadores de telemarketing, atores, cantores, profissionais do direito, locutores, entre outros. Além disso, as ações promovem a possibilidade de uma autoavaliação, fazendo com que as pessoas busquem os profissionais qualificados que possam realizar um diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe. A SBFa promove anualmente o concurso da Campanha Nacional da Voz e solicita a colaboração de todos os fonoaudiólogos para disseminar o conhecimento, orientar a população, promover ações em saúde e favorecer encaminhamentos adequados de prováveis ou reais problemas de voz.

O Sistema de Conselhos disponibilizará as artes no site www.fonoaudiologia.org.br e, em breve, os materiais impressos (folders e cartazes) estarão nas sedes dos regionais.

Para mais informações sobre o concurso, acesse www.campanhadavoz.com.br

EMPOSSADA DIRETORIA DO SINDICATO DOS FONOAUDIÓLOGOS DO DISTRITO FEDERAL

Na última terça feira, dia 8 de março,o CREFONO5 foi representado pela conselheira Fernanda Castro, durante a  fundação do Sindicato dos fonoaudiólogos do Distrito Federal e posse da diretoria que ficou assim composta:  

 

Presidente: Claudia Pietrebon

Vice-presidente:Philipe Dutra

Secretária geral:: Carla Elisa

Tesoureira:Carla Azevedo

Diretor de fiscalização e relação de trabalho: Rodolfo Silva

Diretora de comunicação e imprensa: Isabela Casella dre Sousa  

Diretora de educação e assuntos jurídicos: Nubia Albanez

Conselho fiscal: Alessandra Almeida, Heloisa Duarte e Renata Monteiro

Suplentes do conselho fiscal: Gisele Feitosa Odomar Richa e Westerley Sarmento  .

O CREFONO5 parabeniza os profissionais do Distrito Federal pela iniciativa e deseja a todos uma excelente gestão , ressaltando que o sindicato é muito importante para defender os interesses e direitos profissionais.