Fechar [X]

Notícias

Home » Notícias

PLEITOS DA FONOAUDIOLOGIA PARA AS CONFERÊNCIAS DE SAÚDE

Considerada um dos mais importantes eventos do setor, a Conferência é uma oportunidade para os fonoaudiólogos mobilizarem-se, inserirem a profissão nas políticas de Estado e, assim, revolucionarem a saúde brasileira

Com o tema Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas, está confirmada a realização da 15ª Conferência Nacional de Saúde. Promovida a cada quatro anos, pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde, o evento tem como objetivo principal avaliar a situação da saúde no país e propor diretrizes para a formulação de políticas para o setor nos âmbitos estaduais, municipais e nacional. Em 2015, as etapas municipais iniciam em abril; as estaduais em julho; e a nacional está prevista para o período de  1 a 4 de dezembro em Brasília/DF.

O Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia convida todos os profissionais a participar da Conferência desde a fase inicial, levantando a bandeira dos temas e reivindicações da categoria. “É o momento para colocar as ações relacionadas à Fonoaudiologia e à Saúde Pública na pauta”, convoca a conselheira federal Denise Torreão. “Dessa forma, podemos contribuir, de maneira democrática e participativa, para a formulação de políticas de saúde que assegurem acesso integral e de qualidade de serviços fonoaudiológicos na saúde”, enfatiza.

Devido à amplitude das resoluções que podem ser definidas na Conferência, os fonoaudiólogos não podem perder a oportunidade de discutir, defender e disseminar o papel que exercem para a saúde da população brasileira tanto na atenção básica, quanto na média e na alta complexidade. “Vamos fazer o debate e garantir a defesa integral da saúde. Por isso, agora, precisamos disseminar para todos os colegas de profissão, alunos e professores, a importância da mobilização e a socialização de nossas reivindicações”, avalia Denise, que também representa a Fonoaudiologia no Conselho Nacional de Saúde como conselheira titular.

Pleitos da Fonoaudiologia

As etapas preparatórias serão estruturadas sob oito eixos temáticos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privada; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado. O Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia debruçou-se sobre os eixos temáticos da 15ª Conferência Nacional de Saúde e sistematizou os pleitos que devem ser defendidos nas diferentes etapas, como explica a presidente do Conselho Federal de Fonoaudiologia, Bianca Queiroga: “Organizamos nossas reivindicações com base nos eixos temáticos, mas só teremos uma representatividade significativa se somarmos forças agora. Somente as propostas prioritárias de cada etapa estadual serão discutidas na etapa nacional, em dezembro, e comporão o Relatório Nacional Consolidado”, ressalta.

 Confira os itens sugeridos pelo CFFa para que os fonoaudiólogos que participarão das etapas municipais e estaduais possam defender e exigir a inclusão no documento final da 15ª Conferência Nacional de Saúde:

Imprima esse material e leve com você na Conferência de seu município. Participe do debate, opine, participe e defenda a Fonoaudiologia e a saúde da população!

Acesse aqui o calendário oficial das etapas que compõem a 15ª Conferência Nacional de Saúde; e aqui o Regimento da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Mais informações no site da Conferência: http://conselho.saude.gov.br/web_15cns/index.html

Fonte: CFFa 

XXII ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE FONOAUDIOLOGIA EM VITÓRIA - ES

O Encontro Nacional dos Estudantes de Fonoaudiologia 2015 (ENEFON) é um encontro organizado pelos estudantes do curso de Fonoaudiologia de diversas universidades brasileiras e tem por objetivo reunir estudantes dos cursos de Fonoaudiologia em torno de problemáticas ligadas ao desenvolvimento político, científico e prático dos estudantes de Fonoaudiologia no Brasil, além de discutir sobre a formação do futuro profissional Fonoaudiólogo, e dos possíveis espaços de dialogo desse profissional com a sociedade, debatendo as novas tendências para a Fonoaudiologia e as novas tecnologias, aliando-as aos aspectos sociais, políticos e econômicos da realidade brasileira.

 

 

O evento pretende na sua 22a. edição promover a integração entre estudantes e profissionais de todo país. A capital do estado do Espírito Santo – Vitória - o sediará pela primeira vez na história, esta a edição que este marca o retorno e a reformatação do Movimento Estudantil em Fonoaudiologia, sob a organização do Centro Acadêmico Livre de Fonoaudiologia da UFES (CALFONO) e diversos outros Centros e Diretório Acadêmico o encontro pretende reunir cerca de 600 estudantes de todo o Brasil, com o tema:

“Fonoaudiologia e os desafios da profissão frente a realidade da política brasileira de educação e saúde”.

O evento ocorrerá entre os dias 27 a 31 de julho na Universidade Federal do Espírito Santo

email: comissaoenefonufes@gmail.com
https://www.facebook.com/events/899110183486798/
http://enefon.wix.com/enefon2015
Enefon 2015 Vitória-ES

CAMPANHA DE FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL 2015

Em mais uma ação conjunta, o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia inicia hoje (22), mais uma edição da Campanha da Fonoaudiologia Educacional. O objetivo é sensibilizar gestores e educadores em relação à importância do fonoaudiólogo para a promoção de uma aprendizagem de qualidade.

Para isso, o Sistema de Conselhos lançou a cartilha “Contribuições do Fonoaudiólogo Educacional para seu município e sua escola” com o objetivo de aprofundar as informações sobre a atuação do fonoaudiólogo no ambiente escolar. “A Fonoaudiologia tem muito a oferecer como parte da equipe pedagógica, agregando conhecimentos sobre a comunicação humana, assim como discutindo estratégias educacionais que possam favorecer o processo de ensino”, defende a presidente da Comissão de Educação do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), Graziela Zanoni.

A profissional explica ainda que, em 2015, a cartilha tem conteúdo específico para esse público. “Com linguagem didática e uma seção de perguntas e respostas frequentes o material ajudará não somente os gestores, mas também contribuirá para o embasamento dos fonoaudiólogos na definição do seu vasto campo de atuação”, informa.

Para baixar a cartilha, acesse aqui. Os fôlderes e cartazes da campanha podem ser baixados aqui ou solicitados pelo e-mail secretaria@crefono5.org.br.

16 de abril - Dia mundial da Voz

O CREFONO5 esteve presente em vários eventos promovidos em comemoração ao Dia Mundial da Voz. No dia 16 de abril a presidente Silvia Ramos ministrou palestra em Goiania para os trabalhadores em evento promovido pelos CERESTs Regional de Goiania e Estadual de Goiás. E à noite coordenou a mesa redonda, em evento promovido pelo Nucleo de Voz do Departamento de Fonoaudiologia da PUC Goiás, com o tema A voz no teatro que contou com a participação da fonoaudióloga Christina Guedes, diretor teatral Samuel Baldani e Médico otorrinolaringologista Dr Hugo Valter Ramos no auditório da área 4 da PUC Goiás. No dia 17, encerrando a 1a Semana de saúde vocal na educação, promovido pelo CEREST Manaus e pela SEDUC Amazonas, em Manaus, proferiu palestra para 850 educadores do estado do Amazonas, sendo também transmitido para os educadores do interior, tendo como tema a importancia dos cuidados vocais para evitar os disturbios vocais relacionados ao trabalho . 

Participação do CREFONO5 no 30° Encontro Internacional de Audiologia

Aconteceu em Bauru de 8 a 11 de abril o 30º Encontro Internacional de Audiologia - EIA promovido pela Academia Brasileira de Audiologia sob presidência da Fonoaudióloga Dra Edilene Boechat . O sistema dos Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia esteve presente com conselheiros no stand na feira tecnológica Elisabetta Radini para orientações aos profissionais e academicos inscritos com distribuição de material na area, sendo também dirimidas muitas dúvidas sobre a nova especialidade de Fonoaudiologia do trabalho e obtenção do título de especialista em audiologia. Foi reforçada a importância do cadastramento na Plataforma Fonoaudiologia Brasil. No dia 9, aconteceu a mesa de debates do Sistema de Conselhos com o tema: Saúde do Trabalhador e notificação das perdas auditivas pelo fonoaudiólogo - como proceder? tendo como palestrantes os conselheiros Thelma Alcântara (5a.R), André Lage Meira (6a. R),  sob a coordenação da conselheira Mariene Umeoka (2a.R).  O EIA foi uma realização da Academia Brasileira de Audiologia (ABA), com co-participação da FOB/USP, apoio do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) e organização da Tribeca. O encontro foi idealizado pelos pesquisadores Orozimbo Alves Costa Filho e Maria Cecília Bevilacqua (falecida em 2013). Este ano o evento reuniu em torno 1.000 participantes, expositores, profissionais e estudantes de todos os estados do Brasil e convidados de diversos países, sendo considerado o mais importante evento da área de audiologia no Brasil, com projeção internacional. Foram  debatidos no encontro os seguintes temas: diagnóstico em audiologia, seleção e adaptação de dispositivos eletrônicos, avaliação e reabilitação vestibular, processamento auditivo, saúde auditiva, saúde pública, (re)habilitação auditiva, potenciais evocados auditivos e emissões otoacústicas, ruído e audição e telessaúde. A coordenação geral do evento foi de responsabilidade de Edilene Boéchat, presidente da ABA e a comissão local foi integrada pelas professoras do Departamento de Fonoaudiologia da FOB/USP: Kátia de Freitas Alvarenga, Lilian Cássia Bornia Jacob-Corteletti e Maria Fernanda Capoani Garcia Mondelli e pela superintendente do HRAC/USP, Regina Célia Bortoleto Amantini. O encontro também contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo a presidente do CREFONO5 Conselheira Silvia Ramos " Foi um evento de muitas emoções com homenagens justas a profissionais especiais na área da audiologia além da atualização cientifica na área " .