Fechar [X]

Notícias

Home » Notícias

Campanha do Dia do idoso - Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia

 Em sua 3ª edição a Campanha Nacional do Dia do Idoso – 1º de outubro, organizada pelo Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia reforça e orienta a sociedade

para a adoção de atitudes que colaboram para um envelhecimento saudável. Em 2014 a campanha ganhou a chancela de três apoiadores: a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, a

Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Editora Ediouro que também vão realizar ações de divulgação da campanha. Além de divulgar a atuação do fonoaudiólogo com a

terceira idade, a campanha que tem como tema: ‘Ouça a voz da experiência’, vai reforçar que é uma questão de atitude ter envelhecimento ativo. Além disso, a adoção de hábitos

saudáveis e o acompanhamento de um fonoaudiólogo ao longo da vida propicia bem-estar físico, social e mental.

Em Goiânia a programação inicia no dia 1º de outubro às 8h. O CREFONO 5 em parceria com o CRP09 , conselho municipal e estadual do idoso entre outros órgãos

envolvidosparticipará do Simpósio: Luta contra a violencia à pessoa idosa no salão nobre da Faculdade de Direito da UFG – praça universitária em Goiânia. 

Na oportunidade , a fonoaudióloga Candida Dias Soares fará uma palestra sobre Comunicação e os aspectos cognitivos no envelhecimento. Toda a programação será

ainda divulgada. No evento serão distribuídos as edições de palavras cruzadas e também o material da campanha do idoso do sistema dos conselhos federal e regionais

de Fonoaudiologia. CREFONO5 ainda em parceria com a PUC Goiás participará das atividades desenvolvidas durante a semana. 

panfleto dia do idoso 2014

I Fórum de Formação Profissional em Porto Velho

A Faculdade São Lucas com os objetivos de refletir sobre a postura individual, discutir a atuação e a colaboração da IES na formação profissional com foco na qualidade da atuação e valorização profissional programou o I Fórum de Formação Profissional com a participação da conselheira do CREFONO5, representante de Rondonia, Viviane Araújo .

Os fóruns estão sendo organizados pelos próprios cursos da instituição e na última quinta-feira, 07 de agosto, ocorreu o evento do curso de Fonoaudiologia e contou com a participação intensa dos seus alunos.

A proposta das atividades foi baseada em discussões dirigidas realizadas em grupos e finalizadas com a organização de um documento denominado “Pacto de Condutas” após discussão final em plenária. As discussões permearam quatro temáticas: (1) papel como sujeito político na formação acadêmica; (2) campos potenciais de atuação profissional; (3) realidades e limitações do exercício profissional; (4) formação profissional e educação continuada.

Os resultados indicaram três grandes necessidades da profissão tanto em âmbito nacional como regional: capacitação permanente dos profissionais; maior representação política que deve ser iniciada desde a graduação e se estender na organização profissional em associações e sindicado; e a necessidade de divulgação da profissão.

Também foi decidida a organização de uma comissão para a fundação do Centro Acadêmico de Fonoaudiologia e o próximo encontro para dar andamento às estratégias do pacto em 05 de novembro do corrente, data na qual ocorrerá a abertura da Jornada XII Jornada de Fonoaudiologia.

CAMPANHA DA AMAMENTAÇÃO 2014

De 1º a 07 de agosto o Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia realiza em todo país a Campanha da Amamentação 2014. Nessa edição as ações de orientações estão centradas na promoção da amamentação do bebê de risco. Cartaz e folder complementam as informações de orientação e incentivo ao aleitamento materno.

Ações de orientação, fóruns, seminários e caminhadas integram as atividades propostas pelo Sistema de Conselhos. Além de promover e orientar a amamentação o objetivo da campanha é mostrar a importância da atuação fonoaudiológica nas questões relacionadas à estimulação e à adequação da sucção/deglutição/respiração, visando a transição da via de alimentação alternativa para oral. O conselho e as delegacias de Belém e Manaus estão com materiais à disposição para distribuir aos fonoaudiólogos que participarem da campanha. 

Em  Goiania no dia 2 de agosto ( sábado)  acontecerá o II MAMAÇO  em comemoração à Semana Mundial do aleitamento materno no Parque Vaca Brava às 10 horas

FONOAUDIÓLOGOS TERÃO REAJUSTE ANUAL PELOS PLANOS DE SAÚDE

Publicada no Diário Oficial da União, em 25 de junho, a Lei 13.003/14 que torna obrigatória a existência de contratos escritos entre as operadoras e seus prestadores de serviços. O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa), comemora a conquista que só foi possível graças ao trabalho conjunto do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS).

 A redação atual da Lei nº 13.003/14 assegura que fonoaudiólogos contratados, referenciados ou credenciados aos planos de saúde terão reajuste anual determinado no primeiro trimestre de cada ano. Caso não haja acordo entre as partes, a Agência Nacional de Saúde (ANS) pode ser acionada para mediação.

Segundo análise da presidente do CFFa, Bianca Queiroga, esse é um avanço significativo para todas as profissões. “É uma medida protetiva que vai garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e melhoria nos serviços prestados aos usuários de planos de saúde”, considera.

Bianca faz questão de ressaltar que isso só foi possível graças ao trabalho conjunto dos Conselhos Profissionais que integram o FCFAS. Acesse a íntegra da Lei no link a seguir:

http://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/124801248/lei-13003-14

Fonte: site do CFFa 

4a. CONFERENCIA ESTADUAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E TRABALHADORA - 4a. CESTT

Em Goiás, no período de 25 a 27 de junho de 2014, em Goiânia-GO, no Augustos Hotel aconteceu a 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – 4ª CESTT –, tendo como tema central a “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado”. O evento objetivou debater, formular e aprovar propostas a partir da temática central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Direito de Todos e Todas e Dever do Estado”.

Na ocasião, também foram eleitos os delegados que representarão Goiás na 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), no mês de novembro, em Brasília, ficando a conselheira Caroline Damasceno como delegada suplente. 

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemos de Jesus, afirmou que o Estado tem o dever constitucional de prover a satisfatória condição de saúde, segurança do trabalho e qualidade de vida do cidadão e, para tanto, conta com o apoio da sociedade organizada. Segundo ele, é nesse contexto que se tem uma preocupação com a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. “Na conferência foram discutidas essas políticas públicas. formularemos propostas para a efetivação da saúde do trabalhador. 

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5a. região foi representado pelas conselheiras Presidente Silvia Maria Ramos e diretora secretária e também conselheira do Conselho estadual de saúde de Goiás Caroline Damasceno, que junto com outros profisisonais e fonoaudiólogos presentes como delegados de suas macroregionais conseguiram garantir a publicação do Protocolo de Distúrbios da Voz relacionados ao Trabalho (PDRVT). 

Ressaltamos a participação das fonoaudiólogas Uliana Figueredo e Mirian Gomes do CEREST de Anapólis que foram que tiveram uma participaçãpo muito importante no processo dessa conquista. 

 A 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora –4ª CNSTT, convocada pela Portaria GM/MS nº. 2.808/12, tem como objetivo propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A Conferência aconteceu em três etapas: macrorregionais, estaduais e nacional. 

Tais etapas subsidiaram as discussões e deliberações para a etapa nacional. O tema central da Conferência, “SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA, DIREITO DE TODOS E TODAS E DEVER DO ESTADO” irá orientar as discussões em todas as etapas, que ainda serão guiadas pelo Eixo Principal “A Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora” esub-eixos: I - O Desenvolvimento sócio-econômico e seus Reflexos na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; II - Fortalecer a Participação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, da Comunidade e do Controle Social nas Ações de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; III - Efetivação da Política Nacional de Saúde e do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; e IV Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador, nos municípios, estados e União.

O documento referencial, ponto de partida e foco principal das discussões, é o próprio texto da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Portaria n° MS 1.823/2012. Disponível em: 
http://www.conselho.saude.gov.br/web_4cnst/docs/Portaria_1823_12_institui_politica.pdf 

A etapa nacional da Conferência acontecerá de 10 a 13 de novembro de 2014, em Brasília/DF.

Quem Participa:
         Toda sociedade brasileira. Sendo que, para participar do processo de eleição de delegadospara as etapasestaduais e nacional, é necessárioque o(a) cidadão(ã) representante algum segmento da sociedade, para que o processo da Conferência tenha a maior representatividade possível.

Como participar: 
         Para as etapas Macrorregionais e Estaduais, o interessado deve entrar em contato com o Conselhos de Saúde do seu estado para obter informações de como participar. Encontre aqui os contatos dos Conselhos Estaduais de Saúde:http://www.conselho.saude.gov.br/web_4cnst/index.html