Fechar [X]

Notícias

Home » Notícias

O que deve constar no meu carimbo profissional?

Segundo o Código de Ética da Fonoaudiologia no capítulo IV inciso VII, constitui dever do fonoaudiólogo utilizar seu nome, profissão e número de registro no CRFa em qualquer procedimento do qual tenha participado, acompanhado de rubrica, assinatura ou certificado digital. Dessa forma, o carimbo profissional deve conter tais dados (nome, profissão e número de registro no CRFa).

 

Exemplo:

Fulano de Tal
Fonoaudiólogo (a)
CRFa 5-XXXX

 

Conforme Resolução CFFa Nº 494/16 o fonoaudiólogo deve identificar o seu registro de inscrição, com a sigla CRFa, espaço, seguido do número da região, acrescida do hífen (-) e o número do registro profissional.

REAJUSTE DE VALORES: COMUNICADO AOS FONOAUDIÓLOGOS PRESTADORES DE SERVIÇO DOS PLANOS DE SAÚDE

O Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia informa que estará disponível até  02 de março de 2017 o questionário sobre Fator de Qualidade para Fonoaudiólogos (consultórios) e Clínicas de Fonoaudiologia (responsáveis técnicos), para aqueles que atuam em saúde suplementar e desejam obter certificação do Fator de Qualidade – FQ.

A Agencia Nacional de Saúde - ANS criou o Fator de Qualidade que funcionará como percentual de reajuste anual dos contratos entre profissionais de saúde e clínicas com operadoras dos planos de saúde.

O Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia orienta a todos os Fonoaudiólogos que assistam ao vídeo Cuidado Centrado no Paciente, disponível no site da ANS, e respondam ao questionário, de acordo com seu nível de aplicação.

O Fator de Qualidade tem como referencia o Indice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) ao qual será aplicado o Fator de Qualidade (possui três níveis para aplicação de reajustes: (A) 105%, (B) 100% e (C) 85%) e deverá ser usado:

- quando não há qualquer outra forma de reajuste estabelecida no contrato, como alternativa à livre negociação e

- quando não há acordo nos primeiros 90 dias do ano.

O Fator de Qualidade é um modelo de remuneração de serviços estabelecido pela Lei 13.003 e regulamentado pela  Resolução Normativa 364/2014Instrução Normativa nº 61/2015 e Instrução Normativa nº64 /2016. (para melhor compreensão, orientamos a leitura das normas citadas acima)

Foram estabelecidos critérios para os três níveis de aplicação dos reajustes, para acessar a pesquisa basta clicar nos links abaixo.

I – Questionário de profissionais de saúdeNível A : reajuste de 105% do IPCAEspecialização, Residência, Pós graduação Latu-Senso e Stritu-Senso , responder ao questionário e assistir ao vídeo.Nível B:  reajuste de 100% do IPCAResponder ao questionário e assistir ao vídeo ‘Cuidado centrado no paciente’.Link para o questionário:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefIdOvm86wG1Ob_Xhc4xZT-JJG2gPTsSg4mIcmMGlgRZ8ZVQ/viewform

 

II – Questionário de  Serviços de Apoio à Diagnose e Terapia (SADT)  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeoDHURGlR7DgeKU6t1DIdiXJTShpFkhf4S_4rK_J0lJlRewQ/viewform

 

III – Questionário de ClínicasNível A  -reajuste de 105% do IPCA O critério é a proporção de 50% ou mais de profissionais de saúde com titulações  e asssitir ao vídeo “cuidado centrado no paciente” Nível B – reajuste de 100% do IPCAO critério é responder  ao questionário e assistir aovídeo “cuidado centrado no paciente”. https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfEAt7kKKhe7DOy9eu8MZ1HDYsY-G-T6tpiUbDHnOQpRWtJaw/viewform

ATENÇÃO:

É importante ressaltar que o fonoaudiólogo é responsável pelas informações prestadas no questionário:

-  É importante que todos os fonoaudiólogos respondam ao questionário e  assistam ao vídeo, mesmo que não tenham contratos com operadoras de planos de saúde 

Para outros esclarecimentos, segue o link da Nota Técnica n.º 45 e da Nota Explicativa, ambas sobre o Fator de Qualidade – FQ 2017/ano-base 2016, disponíveis no portal eletrônico da ANS:

http://www.ans.gov.br/images/stories/prestadores/contrato/nota_tecnica_45.pdf

http://www.ans.gov.br/images/stories/prestadores/contrato/NotaExplicativaFQ_12_12_2016-002.pdf

 

Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia - www.fonoaudiologia.org.br 


INFORME ANUIDADE 2017

INFORME ANUIDADE 2017

A anuidade de 2017 já está disponível no site do Conselho, acesse o link "FONO24HORAS" depois o link "Reemitir Boleto", insira o número de Inscrição ou CPF ou CNPJ  e clique em "Listar Boletos".

Imprima a opção de boleto "COTA ÚNICA", na descrição deste  consta a data e os valores a serem pagos:


- Desconto de 10% (dez por cento), para pagamento efetuado em cota única, até o dia 31 de janeiro de 2017;


- Desconto de 5% (cinco por cento), para pagamento efetuado em cota única, até o dia 28 de fevereiro de 2017;


- Sem desconto e sem acréscimo em cota única, até o dia 31 de março de 2017;


- Sem desconto e sem acréscimos, para pagamento em 5 (cinco) parcelas, mensais e consecutivas, vencendo-se cada uma no último dia dos meses de janeiro, fevereiro, março, abril e maio.


Lembrando que ao recém-formado será concedido desconto de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da primeira anuidade, desde que a inscrição seja realizada em até 180 (cento e oitenta dias) contados da data da colação de grau. Para isso o profissional deverá incluir a data da colação de grau no campo solicitado durante o requerimento da inscrição.


Para maiores esclarecimentos, consulte a RESOLUÇÃO CFFa Nº 496, de 14 de outubro de 2016. 

Os profissionais recém-formados em Fonoaudiologia terão desconto de 50% no pagamento da primeira anuidade

Em 2017, os profissionais recém-formados em Fonoaudiologia terão desconto de 50% no pagamento da primeira anuidade, conforme estabelecido na Resolução CFFa Nº496 de 14 de outubro de 2016.

Para que o recém-formado receba o desconto de 50% em sua primeira anuidade, é necessário que a sua inscrição no CRFa5R seja realizada em até 180 (cento e oitenta dias) contados da data da colação e o profissional deverá incluir a data da colação de grau no campo solicitado durante o requerimento da inscrição.

Conselho Federal de Fonoaudiologia lança comunicado oficial sobre o valor das anuidades do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia

O Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa lançou hoje (22.12.16) um comunicado oficial sobre o valor das anuidades do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia.

Acesse a notícia, CLIQUE AQUI