Fechar [X]

Quem Somos

 

O CRFa 5ª Região foi criado pela Lei nº 6965/81, com os objetivos de zelar pela dignidade e autonomia da profissão, fazer cumprir as normas da ética profissional, além de disciplinar, julgar, orientar e fiscalizar o  exercício profissional.

Abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e o Distrito Federal. O CRFa 5ª Região tem sua sede na cidade de Goiânia-GO, por apresentar o maior número de fonoaudiólogos ativos da 5ª Região.

Atualmente em seu  6º  Colegiado, eleito pelos fonoaudiólogos dos Estados que compõem a 5ª Região, cujo mandato da gestão teve seu início em 01 de abril de 2016 e o seu término será em 01 de abril de 2019.

 

FUNDAÇÃO DO CRFa - 5a. Região 

 

O CRFa-5ª Região foi oficialmente instalado em solenidade   realizada em sua sede na cidade de Goiânia-GO, ocasião em que foram empossados   os primeiros Conselheiros Efetivos do órgão, de acordo com a Resoluções Nº 255 e   Nº 256 de 11 de junho de 2000.

 

COMPOSIÇÃO DO   CONSELHO

Os Conselhos de Fonoaudiologia são compostos por   fonoaudiólogos devidamente habilitados ao exercício da profissão, os quais são   eleitos através de eleição direta pela maioria dos votos dos demais   fonoaudiólogos registrados no Conselho. Estes profissionais devem estar   regularmente inscritos e em dia com suas obrigações perante o Conselho de sua   respectiva jurisdição. Após eleitos, esses fonoaudiólogos passam a integrar o   Colegiado do órgão, recebendo então a denominação de Conselheiro Efetivo ou de Conselheiro Suplente.

A cada 03 (três) anos, o Colegiado é renovado,   ocasião em que são eleitos 20 (vinte) Conselheiros, sendo 10 (dez) Efetivos e 10(dez) Suplentes. O voto para renovação do Colegiado dos Conselhos é obrigatório   e deve ser exercido por todos os fonoaudiólogos registrados, segundo o que   determina o art. 8° da lei 6.965/81. O não exercício do voto acarreta multa ao   profissional que deixar de fazê-lo. Qualquer fonoaudiólogo, por ocasião das   eleições, pode se candidatar ao cargo de Conselheiro Efetivo ou Suplente, desde   que satisfaça as condições previstas no Regimento Eleitoral que é elaborado pelo   Conselho e que integre uma chapa, juntamente com outros fonoaudiólogos, para   concorrer à eleição.

O CRFa 5ª Região é composto por 20 conselheiros, sendo 10 conselheiros efetivos e 10 suplentes, eleitos de forma direta pelos profissionais dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Pará, Roraima, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal.

Internamente   os conselheiros elegem a diretoria que é composta de presidente,   vice-presidente, diretor-tesoureiro e diretor-secretário. O CRFa 5ª Região,   conta ainda com funcionários que trabalham na área administrativa e os   assessores contábil e jurídico.