O frio já chegou em algumas regiões do país! Com a chegada do frio, precisamos aumentar alguns cuidados. Confira:

1) Hidratação adequada: O clima frio e seco pode causar ressecamento nas vias respiratórias e mucosas, o que pode afetar a qualidade vocal.

2) Aquecimento vocal: Antes de iniciar atividades que exigem o uso intensivo da voz, é importante realizar exercícios de aquecimento vocal. Isso ajuda a preparar as pregas vocais e evita lesões ou fadiga vocal causadas pelo clima frio.

3) Proteção contra correntes de ar: O contato direto com correntes de ar frio pode causar tensão e ressecamento na região da garganta, afetando a saúde vocal. Evite exposição prolongada a ambientes com correntes de ar frio e vento, especialmente durante a prática de exercícios vocais ou atuações em locais abertos.

4) Alimentação saudável: Mantenha uma dieta equilibrada e rica em nutrientes para fortalecer seu sistema imunológico e manter a saúde vocal.

5) Descanse a voz: Durante o inverno, é importante permitir que suas pregas vocais descansem adequadamente. Evite gritar ou forçar a voz desnecessariamente. Se você sentir algum desconforto ou cansaço vocal, reserve um tempo para descansar a voz e reduzir o uso excessivo da mesma. O descanso vocal regular ajuda a evitar lesões e promove a recuperação das pregas vocais.

WhatsApp