FONOAUDIOLOGIA

Símbolos e Juramentos

Um círculo contendo em sua parte superior o nome da profissão – “Fonoaudiologia” em cor azul royal; ao centro a letra “F” estilizada, na cor vermelha; ao fundo e ao redor da letra “F” duas figuras geométricas, de forma côncava, raiadas e em sua parte inferior, losangos na cor vermelha, conforme matriz à disposição na sede dos Conselhos de Fonoaudiologia. A forma estilizada no centro do heráldico tem dupla significação e referencia-se à emissão e recepção do som pelo corpo humano. O “F”, de Fonoaudiologia, em primeiro plano no heráldico, lembra o despertar da serpente em movimento ascensional. Esse movimento nas práticas derivadas da sabedoria oriental, desperta o homem para a compreensão mais ampla da vida e do universo. Nesse sentido é também força de cura, de vivificação e os raios do outro referenciando-se à emissão e recepção do som pelo corpo humano.

Abrange os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e o Distrito Federal. O CRFa 5ª Região tem sua sede na cidade de Goiânia-GO, por apresentar o maior número de fonoaudiólogos ativos da 5ª Região.

Atualmente em seu 7º Colegiado, eleito pelos fonoaudiólogos dos Estados que compõem a 5ª Região, cujo mandato da gestão teve seu início em 01 de abril de 2019 e o seu término será em 31 de março de 2022.

FONOAUDIOLOGIA

Juramento do Fonoaudiólogo

“Neste momento, ao assumir a profissão de Fonoaudiólogo, obrigo-me solenemente a dedicar meu trabalho à Humanidade, utilizando o domínio desta ciência em todas as suas formas de expressão, prevenindo, orientando e tratando todos aqueles que o necessitarem. Respeitarei os segredos que me forem confiados. Manterei, por todos os meios ao meu alcance, a honra da minha profissão. Não permitirei que considerações de ordem religiosa, de nacionalidade, de raça, de ordem política ou de padrões sociais se interponham entre o meu dever e o meu semelhante e não usarei meus conhecimento contra as lei humanas. Faço tais promessas solenemente, livremente sob minha palavra de honra.”

Adaptação da Declaração de Genebra – 1948


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0