O Conselho Federal de Fonoaudiologia emitiu, hoje, a Recomendação n° 19 de 19 de março de 2020, que dispõe sobre orientações aos fonoaudiólogos para atuação profissional durante a quarentena em curso. O novo coronavírus (SARS-COV2), responsável por causar a doença denominada Covid-19 e atualmente classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia, se espalhou por mais de 150 países, incluindo o Brasil. (Arrasta para o lado e confira).

O novo desafio mundial é reduzir a curva epidêmica de distribuição de casos, para que os serviços de saúde do país possam assistir as pessoas com sintomas graves da doença. A partir disso, a autarquia federal recomenda isolamento social para que situações de aglomeração sejam evitadas.

A partir do novo cenário, o CFFa considerou código de ética da categoria e que o atendimento fonoaudiológico requer contato direto e prolongado entre paciente e fonoaudiólogo. Além disso, considerou os questionamentos apresentados pelos profissionais da área frente às medidas a serem adotadas nos locais de prestação de atendimento fonoaudiológico, tanto na esfera pública como na esfera privada.

O Conselho tem buscado contribuir com as entidades do governo, com os fonoaudiólogos e com a sociedade no enfrentamento desse momento crítico de pandemia mundial. O momento pede ações conjuntas para o rápido enfrentamento desta pandemia, diminuindo os danos à saúde da população e as consequências sociais e econômicas em nosso país.

 

Recomendação CFFa nº 19-2020

WhatsApp