O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 5ª Região, juntamente a outros conselhos profissionais, foi recebido pela Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Dra. Lucilene Maria Florêncio de Queiroz, em seu gabinete, em Brasília-DF, no dia 02/08/23. Também estiveram presentes à reunião o Secretário-Adjunto de Assistência à Saúde, Dr. Luciano Agrizzi, o Subsecretário de Gestão de Pessoas, Dr. João Eudes Filho, a Coordenadora da Atenção Primária, Dra. Fabiana Soares Fonseca, além de outros membros da gestão pública de saúde do DF.

O fio condutor da pauta foi a assistência à população, por meio da organização das equipes e-Multi, incremento do quantitativo de fonoaudiólogos e outros profissionais, gerenciamento dos vazios assistenciais, e a necessidade de educação continuada do servidor. “De um lado, as secretarias de saúde trabalham pela cobertura mais ampla possível das necessidades em saúde da população e, de outro lado, os conselhos zelam pelo melhor exercício profissional possível em prol da sociedade. Neste sentido, o déficit de fonoaudiólogos na saúde pública do DF mostra a necessidade de ampliação na oferta de vagas no próximo concurso”, pondera a conselheira Renata de Sousa Tschiedel, que representou o CRFa5 nesta reunião.

Segundo a conselheira, a Secretária de Saúde se mostrou sensível à importância da atuação multiprofissional, com a inclusão do fonoaudiólogo, do fisioterapeuta, do terapeuta ocupacional, do psicólogo, do farmacêutico, do assistente social, entre outros, nos três níveis de atenção à saúde. “Eu compreendi ainda mais o papel destes profissionais no período da pandemia de COVID-19”, disse Dra. Lucilene Queiroz durante a reunião.

Apesar do incentivo do Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia e outros conselhos ao aprofundamento profissional por meio das especialidades, ficou claro na reunião com os representantes da SES-DF que o concurso por especialidade dentro de uma categoria profissional é um desafio para a gestão pública, haja vista eventuais necessidades de remoção ao longo da carreira do servidor público. O próximo concurso público com oferta de vagas para a Fonoaudiologia e outras categorias profissionais na SES-DF está previsto para o início de 2024, com publicação do edital ainda neste ano.

Os conselhos regionais presentes à reunião colocaram-se à disposição da SES-DF para interlocuções futuras quanto à assistência à população por meio da melhor gestão possível do exercício profissional de cada área.

WhatsApp